AVA - ambiente virtual de aprendizagem

O que é ambiente virtual de aprendizagem?
Em um curso via Internet não existe aquela velha e conhecida sala de aula com carteiras, lousa, giz, apagador, lápis, caneta e cadernos. Os alunos não estão sentados lado a lado e não se conhecem pessoalmente. Nem todos caminham no mesmo ritmo de trabalho, ou realizam uma tarefas simultaneamente.
Então, como é possível estudar?
Através da nossa sala de aula virtual, que nos cursos realizados via internet, é chamado de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. É o espaço onde se encontram todos os elementos que vamos utilizar para aprendermos o conteúdo dado pelos professores. Esse conteúdo pode ser de natureza conceitual ( fatos, conceitos e informações a serem aprendidos e organizados), procedimental (ações e comportamentos a serem desenvolvidos e praticados) ou atitudinais (atitudes, valores a serem observados e respeitados.)
Por meio do AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM , acessamos calendário, perfil dos participantes, indicações de leitura, atividades de aprendizagem, entre outros. Também encontramos as ferramentas necessárias para a interação entre o grupo: e-mails, fórum, Chat e as que auxiliam a desenvolver as atividades: enquetes, questionários, lições e tarefas, wiki, etc.
Tudo isso mediado por este ambiente, que se caracteriza como uma sala de aula, onde os alunos e professores estão fisicamente distantes. Por isso, deve ser um ambiente agradável, de fácil navegação eacesso, permitindo o desenvolvimento efetivo das atividades de aprendizagem. Muitos são os ambientes existentes: Moodle, BlackBoard, Teleduc, Dokeos, entre outros...
Minha sugestão? Moodle, é claro! Além de ser GRATUITO é amigável e permite ao professor manipulá-lo de maneira simples e produtiva.
Quer saber mais? Acesse: www.moodle.org

Nenhum comentário: