Páginas

10 de julho de 2009

Programas Gratuitos para fazer Mapas Conceituais

Bem, falamos sobre os Mapas Conceituais, mas como fazê-los?

Existem muitos programas gratuitos que fazem Mapas Conceituais, basta dar uma busca na Web, mas os que eu mais gosto (e utilizo) são o CMap Tool - desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition e o Compendium desenvolvido pela Open University of England. Nos posts deste blog, fiz os mapas utilizando o CMap Tool.

Demora um pouco até a gente se acostumar a utilizar o programa, mesmo porque não basta apenas conhecer suas funcionalidades, mas sim, compreender como se constrói um Mapa Conceitual, com suas proposições, inter-relações conceitos aplicados. Mas o esforço vale a pena (...)

Divirtam-se...

O primeiro Mapa conceitual a gente nunca esquece...

3 comentários:

Roseli Gomes disse...

Olá pessoal
Aprendi somente agora, depois de séculos de existência do mapa e minha.
Não usei o Cmap, pois estava com correndo e não entendi muito bem, pretendo, com calma tentar novamente.Usei o Power Point e ficou bom.

[ penelope ] disse...

Sou usuária viciada em CMap Tools. Aplico nas disciplinas que atuo, e gosto muito de discutir o tema.
As referencias que mais utilizo estão no site http://mapasconceituais.webnode.com , que foi o produto da minha recente dissertação.

Educador RIVA disse...

começei hoje a usar um mapa conceitual, sobre uma palestra que darei na próxima quinta-feira, vamos ver o que vai me ajudar, depois falo com foi e fui no dia.