Programas Gratuitos para fazer Mapas Conceituais I

Bem, falamos sobre os Mapas Conceituais, mas como fazê-los? Podemos construir os Mapas em qualquer ferramenta, até um um editor de texto e ferramenta de apresentação, mas algumas ferramentas disponíveis gratuitamente nos ajudam e dão uma "cara" bem mais atraente para nossos mapas.

Existem muitos programas gratuitos que fazem Mapas Conceituais, basta dar uma busca na Web, mas os que eu mais gosto (e utilizo) são o CMap Tool - desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition e o Compendium desenvolvido pela Open University of England. Nos posts deste blog, fiz os mapas utilizando o CMap Tool.  Se você não quiser fazer download, o Cmap Tool tem a versão online que é exatamente a mesma! Muito boa! O Bubb.us é outra ferramenta excepcional e tem uma interface boa de trabalhar, permitindo compartilhar e exportar sua versão do mapa. Mindmeister também é excelente com um designer mais moderno e leve. O Popplet é mais simples, está mais na linha do Mapa Mental (e não conceitual - pois não oferece a opção das proposições entre os conceitos) e funciona bem com as crianças do Fundamental 1 e 2. Outra ferramenta interessante como o Popplet é o Coggle, fácil, simples e tem um design bem atraente. Por último, o Go Conqr com ferramentas além dos mapas, como os FlashCards... mas esses ficarão para outro post.


Demora um pouco até a gente se acostumar a utilizar o programa, mesmo porque não basta apenas conhecer suas funcionalidades, mas sim, compreender como se constrói um Mapa Conceitual, com suas proposições, inter-relações conceitos aplicados. Mas o esforço vale a pena (...)

Divirtam-se...

O primeiro Mapa Conceitual a gente nunca esquece...


Nenhum comentário: