8 anos de eprofessor - 2007 - 2015

No dia 17 de Maio, completamos 8 anos no ar!!!! Entre idas e vindas, cá estamos nós, firmes e fortes! Devo dizer que não é fácil! :)
Parabéns, queridos professores, educadores de todas as áreas, idades e perfis! Muitos anos mais para nós!

Conheçam o site eprofessor.com.br , o ambiente de cursos Moodle eprofessor.com.br/moodle , o FB eprofessor e o nosso Twitter... que você poderá acompanhar nas colunas da direita....

Vamos em frente, acreditando na Educação!




Obsolescência da Educação - por Manuel Castells

A lucidez de Castells neste vídeo entrevista, sobre as relações de poder, informação e escola... Um pouco deste pensador contemporâneo!



Quer ir a fundo? Compartilho o livro de Castells - A Galáxia da Internet - basta clicar aqui e baixar!

Bons estudos!

Letramento Digital - Leitura de IMAGENS

Gentemmmm! 

Vejam que interessante este especial multimídia elaborado pela Plataforma do Letramento com a assessoria da professora Lucia Santaella (já citada aqui várias vezes!) professora da PUC-SP, sobre leitura de Imagens.
"Nosso cotidiano está cercado de imagens dos mais diversos tipos, origens e finalidades, acompanhadas ou não de textos escritos ou de outras linguagens: fotografias, vídeos, gravuras, histórias em quadrinhos, placas, avisos, logomarcas, games, anúncios publicitários. As variedades são inúmeras e cada vez mais acessíveis a uma quantidade maior de pessoas.
Nesse contexto, surge a importância de reconhecer a imagem como uma linguagem e compreender suas especificidades. Mas será possível “ler imagens”? Quais são os principais elementos dessa linguagem? E de que modo é possível formar leitores capazes de construir relações de sentido entre texto escrito e imagem?"
Neste material multimídia, diferentes relações entre imagem e escrita, para subsidiar desenvolvimento de habilidades em ler imagens, ou seja: observar aspectos e traços constitutivos dos diversos tipos de imagem com que convivemos. 

Clique aqui para navegar!

Você não vai ficar de fora dessa, vai? ;)

50 ferramentas para professores

Mais uma lista de ferramentas publicadas pelo GUIA DE EDUCAÇÃO - Canal do Ensino...

Sem desculpas, professor! Acesse e comece a inovar nas suas aulas, incorporando tecnologia no seu planejamento!

Aplicativo? Já pensou em criar o seu?

O site Fábrica de Aplicativos permite o exercício de criação de um aplicativo "de verdade" sem a necessidade de programação. Ainda que com ferramentas limitadas, é possível fazer bons trabalhos de criação com a plataforma, permitindo aos alunos experimentarem uma temática pertencente ao universo deles, bem como perceber que criar um aplicativo que tenha relevância no meio não chega a ser uma tarefa fácil.

Nas palavras da plataforma:

"A Fábrica de Aplicativos é uma ferramenta simples que permite que pessoas possam criar apps sem programação e sem nenhuma linha de código. Legal, né? Com a nossa plataforma, você pode imaginar, criar conteúdo e publicar um aplicativo em poucos minutos — mesmo sem nunca ter feito isto anteriormente."