14 de janeiro de 2016

Por que tão poucos querem ser professor no Brasil?

Apesar desta pesquisa não ser nova (2009) , as condições apresentadas ainda se mostram bastante recentes.... retomando antigos escritos, me deparei com ela e resolvi compartilhar já que percebi que ela não havia sido mencionada por aqui.
Para os educadores, um excelente instrumento para nos apropriarmos de como este quadro tem se configurado e conjecturar previsões para um futuro próximo....



Para jovens do Ensino Médio prestes a decidir o que vão seguir como profissão, a carreira de professor é uma das menos atraentes

AUTORIA: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA | 2009


Apenas 2% dos jovens que cursam o 3º ano do Ensino Médio pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura. As informações vêm do estudo realizado em 2009 pela Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC) e com patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA. A pesquisa ouviu 1.501 alunos em 18 escolas públicas e particulares de oito cidades.

Apresentados pela pesquisadora da FCC e supervisora da pesquisa FVC/FCC, Bernadette Gatti, os resultados apontam dados alarmantes sobre a docência no país. Para ela, o objetivo da pesquisa é entender, de fato, a percepção dos jovens sobre a profissão. O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato de Souza, ressalta a importância do estudo: "Temos que mudar não só a formação, mas a atratividade da carreira".

Nenhum comentário: